Booktube-A-Thon: Dias #2 – The Selection (Kiera Cass)

2014-07-16 10.35.15

Autor: Kiera Cass

Ano: 2012

Resenha: A série Seleção narra a história de uma adolescente, America Singer, que vive numa sociedade dividia em castas. As castas são numeradas de 1 a 8 de acordo com a importância do trabalho das famílias, cada casta possui uma função social. America é da casta 5, cujo trabalho é artístico, como escultura, música, pintura. Raramente, uma menina de casta superior casa com alguém de casta inferior e têm sua casta reduzida, portanto, ela vive um relacionamento amoroso com Aspen, de casta 6, ou seja, os servos.

A família de America não possui muito dinheiro, então quando surge a oportunidade dela participar da Seleção, concurso para escolher a esposa do príncipe, sua família fica animada e incentiva que se inscreva. Aspen preocupado com o bem estar dela, também insiste que ela se inscreva e,  assim, ela acaba sendo escolhida como uma das 35 garotas convidadas a morar no castelo até que o príncipe escolha dentre elas sua princesa. America não tinha intenção em levar  competição a sério, até que antes de partir Aspen decide terminar com ela, o que deixa magoada e decidida a dar o melhor de si para ficar mais tempo no castelo e longe do ex namorado e de sua cidade.

Quando conhece o príncipe, America é sincera com ele, conta sua história e se propõe a ser amiga dele e sua aliada na escolha da futura princesa, mas obviamente não contava com o charme dele para evitar que se apaixone.

O primeiro livro tem uma premissa ótima, seria engraçado observar America tentando ajudar o Príncipe Maxon a escolher a esposa enquanto se apaixona por ele, teria sido encantador vê-la se apaixonar pelo príncipe primeiro como amigo e então como namorado. Mas isso não acontece. Não gostei da forma como foi conduzida a história, não era como eu gostaria que fosse. Eu gostaria que America fosse amiga do príncipe no sentido de ajudá-lo a falar as coisas certas nos encontros e a agradar as meninas, gostaria que ela fosse espiã dele no meio das candidatas a princesa… No livro contei apenas uma dica de conquista que ela deu, sobre como consolar uma menina quando ela estiver chorando.

Eu queria que houvesse mais. A expectativa de que a história pudesse ser ótima foi pelo ralo quando percebi que America era uma menina reclusa e pouco se relacionava com as outras meninas, como ela poderia ser aliada do príncipe e ajudá-lo em suas escolhas se ela mesma não conhecia direito as outras princesas? Acho que ela nunca teve a intenção de ajudá-lo mesmo. Se o príncipe não se sentiu enganado, bem, eu me senti!

SPOILER: gostei do Aspen ter sido designado como guarda do castelo, porém queria que America tivesse dito que já o havia esquecido, mesmo que não estivesse com o príncipe.

Ao todo, o livro me prende por uma expectativa de que vai acontecer uma GRANDE cena de romance entre nosso príncipe e America, mas a cena que acontece entre eles não foi grande o suficiente, de novo, para minhas expectativas. Não há grandes declarações de afeto, pois obviamente nem America nem o príncipe são bons com palavras. E a menina ainda teima em achar que gosta mesmo é do Aspen, o que é mentira e todos já sabemos a esta altura. Ela parece não querer abandonar a certeza de ter ele e se apega a memórias do passado, o casal que eles costumavam ser antes de tudo. Enfim, é um livro bom, mas peca muito na covardia e falta de criatividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s