Booktube-A-Thon: Dia #3 – A Elite (Kiera Cass)

2014-07-16 10.35.15

Autor: Kiera Cass

Ano: 2013

Resenha: Esse livro foi um sofrimento inacreditável para mim. Levei dois dias para ler, o que praticamente acabou com a minha esperança em conseguir ler todos livros da  Booktube-A-Thon a tempo :/

No segundo livro da série, nossa personagem principal está enfrentando um problema de confiança, tanto nela quanto no príncipe, a insegurança reina na cabeça de America e isso passa a ser a única coisa em que consegue pensar. No começo, o Príncipe Maxon inventa uma festa de Halloween que desde o primeiro momento considerei desnecessária, a única verdadeira utilidade da festa foi finalmente trazer os pais das candidatas ao castelo. Foi interessante a relação do príncipe com o pai de America, foi divertido ver a animação de May naquele lugar que ela tanto admira e a mãe parece que pelo que conhecíamos deveria ser a mais empolgada com a festa e o ambiente no palácio ficou apagada e esquecida em todos os momentos.

 Eu acho que idealizo muito essa história, houve momentos em que eu queria pegar a caneta e escrever a história eu mesma. Na cena em que o America conta ao pai sobre o diário de Gregory Elléa, pelo extremo interesse e curiosidade do pai, eu esperei e ansiei muito para que ele fosse um rebelde, os quais eu também tenho esperança de que estejam procurando o cômodo cheio de livros e documentos históricos (não me decepcione nisso, Cass!). Quão incrível seria se o pai dela fosse rebelde? Demais para acontecer realmente, pelo visto. Não aconteceu… Até agora, pai é apenas muito fã de história mesmo.

Importante você saber que aconteceu alguma coisa com Marlee e America culpa o príncipe, e. apesar de todas as explicações e pedidos de desculpa, insiste em desconfiar dele e afastá-lo o tempo todo. Ela deixa o clima entre os outros insuportável e se lamenta em todos os momentos que percebe Maxon se aproximando de outras meninas, como se pudesse cobrar algo dele depois de como o está tratando! Falta à personagem: coragem e rebeldia. O único verdadeiro ato que me orgulhei dela ter feito, ela chora de arrependimento e pede desculpas a todos assim que o faz. Pelo amor de Deus! Leve suas decisões até o final, ao invés de dizer que está agindo simplesmente por impulso. Quero uma personagem forte pela qual me apaixonar, a única concorrente que é de casta inferior… E isso não encontro em America.

Não estou dizendo que o príncipe é coitadinho e inocente nisso. Desde o começo, ele entende a insegurança de America sobre ser adequada ao cargo de princesa e ele simplesmente a deixa se afastar e não a faz se sentir segura em momento nenhum. Simplesmente vai buscar companhia de outras, esperando que ela caia na real e decida tudo por si mesma. Mas não é assim que acontece! Logicamente, ninguém fica autoconfiante e segura de si do dia pra noite! Ela precisava do apoio dele e ele falhou nisso durante o livro inteiro.

No final, eles têm uma cena que era pra ser linda, cheia de amor e declarações. Só que não funciona. Os sentimentos são ditos no passado e parecem desgastados e muito distante no tempo, que ninguém eu conseguiria acreditar que ainda  é possível retomá-los. Eu sinceramente preferiria que ela voltasse para sua família mesmo e de lá o príncipe conseguisse alguma estratégia para fazê-la voltar à Seleção. Mas de novo, isso não acontece. Ele sempre consegue mantê-la no palácio…

Para mim, os personagens se mostram mais fracos e sem personalidade a cada livro. Eles me deixam completamente irritada com suas motivações e atitudes. E sinto que seria possível escrever uma história mais interesse e empolgante, onde as coisas que acontecem fossem surpreendentes e inesquecíveis. Como já disse antes, a única parte que fiquei verdadeiramente empolgada com o que estava acontecendo foi na cena de rebeldia de America, a qual ela só faltou implorar perdão pra Deus e o mundo. Espero que o próximo livro, com a relação entre a menina e o rei esquentando, nos dê final que valha a pena, porque o primeiro livro foi extremamente superior a esse aqui.

Deixe um comentário

