Fangirl (Rainbow Rowell)

Sem título

Autor: Rainbow Rowell

Ano: 2013

Resenha: Não sei se tenho palavras suficientes pra dizer o quanto esse livro é especial. Eu sou a Cath. Ou fui. Menos a parte de escrever romances, isso não sou. Mas esse livro narra a adolescência de milhares de jovens pelo mundo inteiro. Jovens que leem ou escrevem fanfics, que esperam mais de 2 horas numa fila pelo lançamento de um livro, que participam de fandoms. Esse livro é uma verdadeira homenagem a esse mundo online, em que tudo pode ser possível apenas se você acreditar, um mundo que eu tenho muito carinho e respeito porque vivi nele ❤

Enfim, Cather Avery é uma adolescente que escreve fanfiction de uma série de livros de fantasia Simon Snow (que não existe na vida real, mas dá a entender que tem um sucesso equivalente a Harry Potter), e é muito conhecida no fandom da série com várias histórias, inclusive a última e mais recente “Carry On, Simon”. Com a eminencia do lançamento do último livro da série, Cath está ansiosa em terminar essa última fanfic e lançar um final à sua história junto com o final original. Além disso, está indo para a universidade e se sente nervosa porque não morará mais com a irmã gêmea, Wren, que é sua melhor amiga e compartilha o mesmo amor pela série de livros. Ao invés disso, dividirá o quarto com uma estranha, o que a deixa nervosa, pois não gosta de estar num ambiente com muitas pessoas que não conhece.

Acontece tanta coisa nesse livro que nem sei se é só essa a sinopse, afinal. No site oficial da autora, tem uma frase que pra mim resume muito bem sobre o que fala o livro:

A coming-of-age tale of fanfiction, family and first love.

Ou seja, o livro é focado na mudança de Cath do ensino médio para a universidade, na transição de adolescente para jovem adulta, e dentro disso é explorado o universo das fanfictions, a relação da personagem com sua família: já que a mãe os abandonou quando ela tinha 8 anos e esse acontecimento afetou brutalmente todos os membros da família; e seu primeiro amor, abordando a falta de habilidades sociais da personagem e todas as inseguranças de um adolescente.

“And I don’t have a weird thing with Simon Snow,” Cath said. “I’m just really active in the fandom.

 Eu achei o livro muito divertido e fácil de se ler, eu li em um dia, e como ele tem 448 páginas, isso é muito para mim! A história de Cath é intercalada de pequenos trechos de fanfiction de Simon Snow e o livro original. Eu particularmente adoro livros que tem outras informações além da história principal (Peeps, estou olhando para você! <3), e nesse caso é muito útil para se compreender como a personagem melhor como a personagem pensa e  se expressar. Acho que foi um instrumento  mais para se comunicar com ela 😉

Outra coisa interessante é a relação dela com a escrita, ela acaba confusa sobre se planeja seguir a carreira de escritora de romances originais. Na primeira aula dela, têm falas muito interessantes sobre porquê se escrever romances de ficção. Aliás, vale a pena ler o livro só pelos diálogos lindos e cheios de reflexão ❤ Se você é escritor, ou planeja ser, é uma coisa à parte ver a importância dada à prática de escrever.

Ressalto que os diálogos são as coisas mais fofas que já vi *-*-* seriamente.

Adoro como esse livro saiu do superficial e óbvio, não tem apenas a relação da Cath com meninos, tem a relação dela com a família também. E é bem enfatizado como essa relação a afeta e de que modo a relação dela com a mãe influenciou em seus vícios e atitudes com relação à vida. Cath está sempre evitando se relacionar com pessoas, além do necessário, como se não precisasse de mais amigos além de sua irmã e dos que têm na internet. Eu sempre acho que amigos virtuais contam sim! E não faz mal tê-los, o interessante é ver como o fato dela ter sido abandonada pela mãe pode estar fazendo parte do motivo pelo qual ela evita formar vínculos duradouros com pessoas, se mantendo ao vinculo profissional ou estudantil.

tumblr_mtz1v5QpCm1rucbwco1_500

Só tenho mais uma coisa  a dizer: queria que o livro não acabasse nunca.

Deixe um comentário

