Os Primeiros Dias (Scott Westerfeld)

Vampiros-em-Nova-York-Os-primeiros-dias-Scott-Westerfeld Autor: Scott Westerfeld

Ano: 2008 (no Brasil)

Resenha: Hoje faz exatamente 02 anos desde o primeiro evento com o Scott Westerfeld no Brasil e trago pra vocês a resenha do primeiro livro que li dele (e um dos meus favoritos até hoje ❤ ).

Os Primeiros Dias conta a história de Cal Thompson, que após passar a noite com uma mulher, foi infectado com um parasita que o deixa com vontade de consumir carne de outras pessoas, e entre outras habilidades, como melhora sua visão noturna, olfato e paladar, o parasita também aflora seus desejos sexuais, assim, o induz a propagar o parasita para outras pessoas. Cal se transformou em um Peep, conhecido popularmente como um vampiro.

A premissa do livro é muito interessante, juntar ficção científica a uma criatura fantástica como vampiros é algo difícil, principalmente pela consistência que o livro pede (e que o próprio Scott queria). Eu diria que esse livro se destaca de outros livros sobre vampiros, principalmente por esse aspecto científico e com essa a preocupação do Scott em ressaltar isso, é notável o quanto o ele se importa e gosta desse tema, tenho a impressão de que ele não apenas foi “obrigado” a estudar e pesquisar sobre parasitas e como eles funcionam, ele simplesmente REALMENTE se interessa por isso e tem a pretensão de fazer com que o leitor se interesse também por isso! (Totalmente funcionou muito comigo 🙂 )

A narrativa do livro está voltada para esse objetivo informar e, de certa forma, educar para a biologia conforme avançamos na história. Os capítulos se alteram entre a história de Cal e Lacey (linda, fofa, deusa <3) e comparações e informações sobre verdadeiros parasitas que existem no nosso mundo real (mas só levemente mais real). Como, por exemplo, ele faz um paralelo entre os parasita que contamina Cal e o faz ter comportamentos “vampíricos” com o toxoplasma, uma parasita que existe de verdade que também muda o comportamento das pessoas:

Homens infectados pelo toxoplasma não se barbeiam todos os dias, não costumam usar gravatas e não gostam de seguir regras sociais. Mulheres infectadas pelo toxoplasma gostam de gastar dinheiro em roupas e tendem a ter mais amigos. Os outros acham que elas são mais atraentes do que as não infectadas. Em geral, os pesquisadores descobriram que pessoas infectadas são mais interessantes.

 Ok, se você acha que essa citação não parecem sinais iniciais de vampirismo, GET OUT OF HERE!

Lacey é uma universitária que acaba envolvida nessa história quando Cal, em uma missão para entregar um comprimido de cura a todas as meninas com quem teve relações sexuais, aparece em seu apartamento procurando por uma jovem chamada Morgan. Morgan morava no mesmo apartamento em que Lace mora atualmente, e ela se oferece para ajudá-lo a descobrir o que aconteceu com a a antiga moradora.

Sobre os personagens do livro: eles são lindos, Cal e Lacey é um dos meus OTP (One True Paring, também conhecido como ship perfeito rs ❤ ). É interessante porque Cal se preocupa o tempo todo para controlar seu parasita e não ter nenhuma aproximação que a coloque em perigo e eu amo amores impossíveis, essa é a verdade. Ele não quer contaminá-la então não pode beijá-la, porque os parasitas também são transmitidos pela saliva e isso desencadeia situações bem interessantes.

Esse livro foi o primeiro que eu amei de ficção científica e com certeza é aquele que eu indico para apresentar as pessoas ao gênero, ele tem uma abordagem tão leve que você nem percebe que é sci-fi e você vai lendo e introduzindo os conceitos apresentados de maneira bem natural 🙂

O livro funciona muito bem sozinho, porém Scott lançou outro no mesmo universo que se chama Os Últimos Dias, que conta a história de uma banda de rock formada por Peeps. Não é necessário ler um para entender o outro, mas é bom começar por esse aqui rs.

Anúncios

Um comentário sobre “Os Primeiros Dias (Scott Westerfeld)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s