One Week Girlfriend (Monica Murphy)

17202452

Autor: Monica Murphy

Ano: 2012

Resenha: Bem, como o resultado do SYL Awards 2014 vai sair dia 12 de dezembro e não quero dar nenhuma dica pra vocês rs. Passei a semana lendo New Adults e eu gostei de algumas coisas que vi, One Week Girlfriend foi uma dessas coisas!

Esse livro é sobre Andrew Callahan e Fable Maguire. Andrew precisa de alguém para o acompanhar em uma viagem para comemorar o feriado Ação de Graças em sua casa, mas não quer se comprometer com alguém, acha relacionamentos muito complicados e ele não tem interesse em dar esperanças para uma menina apenas para ter companhia no feriado, então ele ouve falar de Fable, uma jovem trabalhadora que é conhecida por fazer sexo sem compromisso com a equipe de futebol americano da universidade. Nela, ele vê a companhia perfeita para essa missão, ele a procura e oferece três mil dólares para que finja ser sua namorada enquanto passa o feriado com a família. Fable acaba aceitando, pois sua família é muito pobre, sua mãe é alcoólatra, fazendo com que ela seja a principal fonte de renda da casa e ainda ter que cuidar de seu irmão de treze anos. Juntos, as situações em que se envolvem acabam fazendo com que compartilhem segredos obscuros e intimidades um com o outro, c acabam sendo a maior fonte de apoio um do outro.

Sobre a história do livro, devo dizer que achei muito interessante. A premissa é clichê, essa história de pagar para fingir ser a namorada do outro já está mais do que batida em filmes de comédia romântica e obviamente o resultado é que eles se apaixonam perdidamente. Porém, foi muito inteligente da autora não ficar só nessa história, não é apenas o fato de eles começarem o relacionamento deles envolvendo dinheiro, como em Uma Linda Mulher (que inclusive eles mesmos citam rs 😉 ), existem assuntos muito mais profundos sendo trabalhados aqui.

Citar todos os temas abordados seria um spoiler terrível, então vou apenas dizer que Drew não é apenas um jovem rico querendo levar uma namorada pobre para chocar os pais. Ele quer alguém para o apoiar e o ajudar a fugir de situações ruins, eles até criam uma palavra chave “Marshmallow” para quando ele quiser que ela o salve de sua própria família. Desde então, a gente percebe aos poucos um vínculo de companheirismo e apoio mútuo acontecendo entre os personagens. O fato é que há muito mais na história de Drew do que clichês que vemos nos filmes, o assunto é um pouco sombrio para um New Adult, mas eu achei uma proposta única e extremamente corajosa ❤

A narrativa não tem nada demais. Os capítulos intercalam entre o ponto de vista de Drew e o de Fable, o que mostra dinamismo e é interessante porque geralmente New Adults tem como foco as garotas, né, nesse eu acho que o Drew é um personagem mais complexo do que Fable.

Os personagens coadjuvantes são pouco interessantes, talvez a mais interessante seja o irmão de Fable, o Owen, como um jovem de 13 anos, ele preocupa a irmã por estar faltando aulas e ela suspeita que ele já esteja consumindo drogas. Ele é a grande motivação de Fable a aceitar a proposta de Drew, então ele se torna um personagem com quem nós acabamos nos preocupando também e torcendo para que ele não se meta em confusões muito sérias que ela tenha que largar Drew quando ele mais precisar. Vê? O Drew é em quem pensamos, mesmo quando nos preocupamos com o irmão da Fable.

A madrasta de Drew é uma vilã que meu-deus-do-céu como gostaríamos que ela simplesmente caísse morta um dia. É difícil fazer um vilão ser odiado, mas essa aqui olha tá de parabéns!

One Week Girlfriend é um romance New Adult que aborda temáticas interessantes e até complexas, nos faz pensar sobre o que faríamos no lugar do personagem ou se alguém próximo de nós tivesse sofrido o que Drew sofreu e ainda sofre. Eu realmente recomendo porque não é só mais um New Adult bobo que os casais terminam e voltam o tempo todo, ele critica e traz valores muito interessantes, apesar de narrativa não ser lá essas coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s