Estilhaça-me (Tahereh Mafi)

110786585_1GG

Autor: Tahereh Mafi

Ano: 2011

Resenha: Estilhaça-me e a sensação de “Por que eu demorei tanto pra ler esse livro?”

O livro conta a história de uma jovem chamada Juliette, que se encontra trancada em um hospital psiquiátrico por suas habilidades incomuns: quando ela toca as pessoas, elas geralmente morrem. Enquanto isso, o mundo como ela conhecia está desmoronando, “doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada.” O Reestabelecimento está tomando conta do país, eles controlam as forças armadas e as produções e os mantimentos pras pessoas, contanto que elas não os contradigam. Logo, Juliette terá que escolher entre se tornar uma arma do Reestabelecimento ou lutar contra esse sistema.

O premissa do livro é muito interessante, possui elementos legais de distopia. Antes de ler o livro, eu ouvia muita gente comparando com X-Men, e lembra sim, afinal, ela tem o mesmo poder que a Vampira. Mas a personalidade da Juliette é bem diferente da Vampira, o que ao mesmo tempo torna as coisas  um pouco diferentes. Ao todo, não achei uma história super criativa ou inédita no sentido do que acontece no tempo presente, mas a história de vida dos personagens é muito interessante, então 🙂

A narrativa é linda e um pouco quente, as frases que a Juliette fala parece que foram muito bem pensadas pela Mafi. Ela tem um jeito único de se expressar, como se cada palavra expressasse não só os sentimentos mas também a própria personalidade da personagem e a cada palavra você sente que a conhece um pouco mais ❤ E quente no sentido de meu deus, parece que a qualquer momento os personagens vão se pegar e tal.

Apesar disso, tem uma parte que a narrativa fica lenta e você fica apenas esperando que algo aconteça e a coisa demora mais do que necessário a acontecer.

Os personagens são os melhores! Apesar de eu amar o Adam, eu vou ser sincera, esperava que ele morresse a qualquer momento. Eu simplesmente continuava pensando no quanto seria incrível se ele morresse e o quanto a Juliette ia ficar ainda mais motiva pra fugir de lá. Enfim, sou fatalista rs.

É impossível também não gostar ou simpatizar até com Wagner, que é o suposto vilão do livro. Suposto porque pra mim ele tem um futuro brilhante pela frente, esse lindo ❤

Mais uma coisa sobre os personagens é que eles são muito bem estruturados: eles sabem quem são e o que estão fazendo, na maior parte do tempo. Eles não parecem perdidos ou inúteis, até os personagens secundários, parecem que estão ali por um motivo que em breve será explicado.

Enfim, leiam Estilhaça-me, acho que esse livro não é o melhor da série, eu espero que a série melhore muito e tenha roteiros mais complexos nos outros livros, mas é interessante, é envolvente e promete uma ótima série!


Aspecto – Nota

Roteiro: 7.5

Narrativa: 9.5

Personagens: 10

Nota total: 9/10

Deixe um comentário

