Jogos Mentais (Teri Terry)

JOGOS_MENTAIS_1443982485529876SK1443982485B

Autora: Teri Terry

Ano: 2015

Gênero: Jovem Adulto/Ficção Científica/Cyberpunk

Resenha: Eu já sou uma leitora da Teri Terry, adorei a trilogia Reiniciados, lançado pela Editora Farol Literário em 2013/2014, com algumas ressalvas por causa do final, mas o suficiente para ficar com boas expectativas e esperar muito da leitura.

Seu novo romance Jogos Mentais relata uma sociedade na qual a maioria de suas atividades são online, as escolas, os trabalhos e até eventos sociais são todos online. Apesar disso, existe um grupo de cidadãos que se recusam em ter esse estilo de vida, por vários motivos, principalmente religiosos. Essas pessoas são chamadas pelo governo e pelos outros de Recusadores, para eles as aulas continuam sendo offline, o que os deixa em desvantagem social, visto que a maior parte dos empregos bons são na rede.

A personagem principal, Luna, tem 17 anos e é uma Recusadora. Desde criança, foi ensinada a não contar às pessoas o verdadeiro motivo de ser uma recusadora, Luna tem uma doença rara que faz com que ela passe muito mal na vida online, por isso, optou por não colocar um implante cerebral, que é tipo um computador na sua mente, e evita se logar nas máquinas de realidade virtual.

Porém, um dia, ela é convocada para fazer o teste de inteligência e racionalidade. É convocado nesse teste apenas os alunos mais promissores ou com as melhores notas, e por consequência os que conseguirão os melhores empregos virtuais; por isso, é uma surpresa que Luna tenha sido convocada (estilo Harry Potter e o Cálice de Fogo). Ninguém sabe exatamente o motivo dela ter sido convocada e então ela terá que descobrir o mistério dessa convocação e o que está por trás da instituição que aplica os testes e administra o mundo virtual, a PareCo.

Achei o mundo criado MUITO interessante e incrível. O roteiro foi pensado de maneira cuidadosa, apesar de eu achar que foi desnecessário o recurso utilizado para que ela conseguisse se infiltrar na PareCo, foi muito comum e pouco original. Apesar disso, é uma história incrível, cheia de conspiração e habilidades interessantes.

A apresentação dos hackers foi ótima, o fato de que cada hackers tem uma habilidade/especialidade no mundo virtual foi legal. Gostei de que existem tipo uns hackers que trabalham pro governo e uns outros hackers que são rebeldes ❤

O final foi assustador e imprevisível, então parabéns, plottwist concluído com sucesso!

narrativa é divertida e intrigante, tem referências a Doctor Who e à série Reiniciados! ❤ Ganhou vários pontos comigo por isso. Não achei entediante e nenhum momento, acho que é um livro em que está sempre acontecendo alguma coisa e você está sempre esperto e ligado no que tá rolando.

Os personagens são profundos e bem explorados. A relação entre ela, o pai e a madrasta é retratada de maneira bem sutil e complexa; a relação dela com a amiga de infância, e depois a cena dela com o pai da amiga ❤ Toda a interação entre os personagens são bem construídas e com diálogos interessantes e importantes pra construção da história.

Ao todo, é um livro incrível, que provavelmente vai apresentar a muita gente o lado cyberpunk da ficção científica. Recomendo a todos que gostem de um mistério, uma instituição totalitária/controladora e rebeldia ❤

Nota: 5/5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s