Antes Que Eu Vá (Lauren Oliver)

ANTES_QUE_EU_VA_1308773319B

Autor: Lauren Oliver

Ano: 2011

Resenha:Antes Que Eu Vá” foi o romance de estreia da Lauren Oliver, lançado nos Estados Unidos em 2010, se tornará um filme este ano, com a atriz Zoey Deutch (Academia de Vampiros). Foi um começo de carreira muito bom e corajoso, eu diria.

O livro é sobre uma adolescente chamada Samantha Kingston, que é uma adolescente mean girl, ela faz parte de um grupo de meninas populares que dão apelidos e meio que fazem bulling com algumas pessoas. Depois de uma festa, em que todas beberam um pouco além da conta, Sam e suas amigas acabam em um acidente de carro que resulta em sua morte. Porém, ela acorda no próximo dia e tem que repetir o mesmo dia em que ela morreu, nessa repetição constante ela vai aprendendo várias coisas sobre suas amigas, sua família e sobre si mesma ❤

Não é uma premissa muito nova, repetir o mesmo dia até que entenda o significado disso é uma ideia velha e até transformada em filme com o Bill Murray no elenco (O Feitiço do Tempo, 1993). No filme clássico dos anos 90, o personagem principal também não era uma pessoa muito legal com os outros, sendo muitas vezes arrogante e egoísta com seus colegas de trabalho, bem parecido com a personagem Sam em Antes Que Eu Vá.

É realmente um O Feitiço do Tempo no Ensino Médio, acho que o grande diferencial é o final do livro, que supera todas as expectativas e até mostra uma evolução da personagem que provavelmente ninguém esperava, claro que antes de acontecer o episódio do final, a autora já vai dando algumas dicas que dá pra imaginar o que a Sam vai fazer, mas no fundo todos temos esperança de que alguém a impeça e de que alguma coisa aconteça para que os planos mudem.

A narrativa é bem simples, é realmente a Lauren Oliver explorando sua escrita, ainda muito pobre, eu diria. Eu entendo que às vezes a escrita pareça pouco fluida e até insegura, visto que esse é o romance de estreia da escritora, então apesar da escrita não ser espetacular, ainda TEM uma premissa interessante que prende o leitor até a última palavra.

Achei belamente desenvolvida a personagem Sam, que no começo do livro pareceu para mim simplesmente odiável em alguns momentos, a autora até brinca com isso mais tarde questionando se ela é realmente assim tão diferente da realidade para se odiar? E se odiamos tanto, será que quando encontramos alguma como ela na escola, nós não ríamos da mesma piada/bulling que ela fazia com os colegas? Será que tínhamos realmente coragem de chamar atenção de uma colega popular que estava provocando outro colega ou até um amigo nosso?

Essa foi uma ótima reflexão que o livro trouxe, e Sam é a personagem antipática, bully e sem noção que nós odiamos no começo, mas de acordo com o que ela vai vivenciando repetindo todos os dias o mesmo dia, de um ângulo diferente, com pessoas diferentes, ela vai percebendo que ela fazia algumas coisas sem realmente saber porquê, fazia apenas porque todo mundo estava fazendo e esperava isso dela também, como provocar a menina nerd e namorar um jogador do time de futebol americano.

Até as amigas dela, depois que elas passam um tempo juntas e conversam sobre coisas que REALMENTE importam, ela percebe que não conhecia de verdade a história da sua melhor amiga até aquele dia.

É um livro muito bom, com algum problema na escrita, que parece pouco fluida, em alguns momentos, mas é um livro importante para lermos e pensar sobre porquê fazemos algumas coisas na escola e o quanto estamos sendo nós mesmos o tempo todo.

Nota: 3.9/5

Anúncios

3 comentários sobre “Antes Que Eu Vá (Lauren Oliver)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s