Eu Te Darei o Sol (Jandy Nelson)

EU_TE_DAREI_O_SOL_1430229527447100SK1430229527B

Autora: Jandy Nelson

Ano: 2015

Resenha: Por que quando a gente ama muito um livro é tão difícil fazer resenha? “Eu Te Darei O Sol” ganhou MUITOS prêmios em 2014, nos Estados Unidos, incluindo o Printz Awards, que é um dos principais da indústria literária de lá.

O livro se passa em dois tempos, no passado, contato por Noah, com 13 anos de idade, e no presente, contato por Judy, irmã de Noah com 16 anos. Eles são irmãos gêmeos, mas são muito diferentes um do outro em personalidade, no passado, vemos que Judy gostava de sair, ir à festas, enquanto Noah é mais introvertido, dedicado à sua arte, ele é desenhista. No presente, os dois irmãos estão muito mudados e aos poucos vamos descobrindo o que mudou na vida deles e porque eles estão vivendo daquela forma agora.

A premissa do livro é maravilhosa, linda, sensível, real e às vezes difícil de ouvir. Quem nunca competiu com os irmãos pela atenção de seus pais? É uma história tão real e tão importante e trágica em algumas partes ❤

Eu comparei aqui a história do livro com a música do PlaceboBight Lights“, porque é esse mesmo o sentimento da história. No futuro, percebemos que tanto Noah e Judy estão arrependidos por várias coisas que aconteceram no passado e os dois se culpam por fatos do futuro que não é realmente culpa de ninguém. E eles guardam segredos uns dos outros, escondendo seus verdadeiros sentimentos.

É tão lindo ver quando eles mesmos percebem que os momentos de felicidade e amizade são tão raros entre eles no presente e o quanto eles ficam triste em perceber isso, que tanto mudou entre esses 3 anos nos quais nós não sabemos claramente o que aconteceu.

O ponto central da história é a competição dos dois irmãos pela amor da mãe deles, os dois amam demais ela e se esforçam para conseguir mais e mais elogios e atenção dela. (Os psicanalistas vão adorar analisar esse livro rs). E isso faz com que a relação de irmãos deles seja marcada por essa competição e que na maioria das vezes toma uma forma pouco saudável para todos da família.

Percebemos que Judy se veste de forma provocativa e nada adequada para seus 13 anos, porque essa é a única forma em que consegue uma conversa e atenção de sua mãe, pois diferente de Noah, ela não acredita ser talentosa o suficiente para a mãe se orgulhar.

Já posso estar dando informações demais sobre a história, mas é um lindo belíssimo sobre infância, irmandade, família e em algum nível amor também ❤ Aviso que tem personagens homossexuais e o romance deles é maravilhoso e verdadeiro ❤

Esse livro todo é recheado de cenas reais, cheias de emoção, arrependimento e todos os tipos de amor ❤ É quase uma leitura obrigatória para todos que gostam de romances jovens adultos.

Nota: 5/5 ❤

Anúncios

5 comentários sobre “Eu Te Darei o Sol (Jandy Nelson)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s